quarta-feira, 4 de julho de 2012

Descrição do Problema


O direito do cidadão tem sido construído no decorrer da história. A liberdade foi descrita durante a Revolução Francesa, no séc, XIX o direito social foi perseguido e apenas depois da Segunda Guerra Mundial a sociedade começou a dar atenção para as minorias com o intuito de não deixar mais desastres acontecerem. A partir daí formaram se órgãos para representar essas minorias, como por exemplo, os que lutam por educação e trabalho para todos.
O deficiente físico não quer maior “visibilidade”, mas sim, oportunidades. Políticas públicas são implantadas ao longo do tempo com o intuito de entregar aos deficientes o seu próprio destino e não mais deixa-los dependendo de assistência social. Mas, como tem toda uma história social por traz da construção da sociedade, a ação do governo é lenta em relação à demanda. A população deve fazer sua parte.
O Brasil conta com 24 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IMGE). Porem, essas pessoas não circulam nas escolas comuns, nas ruas, nos locais de lazer e cultura e muito menos têm acesso ao trabalho. Esse problema decorre pela baixa escolaridade desse grupo, grande dificuldade de inserção social e de constituição de vínculos familiares.

O que é deficiência física
“É a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paralisia, monoplegia [...], exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.” (Decreto nº 5.296/04, art. 5º, §1º, I, “a”, c/c Decreto nº 3.298/99, art. 4º, I).
Tipos de Deficiência Física:

Fonte: A Inserção da pessoa portadora de deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado de trabalho; MPT/Comissão de Estudos para inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho - Brasília/DF – 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário