A forma com que a sociedade lida com a questão corporal é influenciada por estereótipos criados no passado. Isso se aplica também à maneira com que tratamos os portadores de algum tipo de necessidade especial.
Na Roma antiga, por exemplo, o imperador Calígula exibia em sua corte pessoas deformadas, anãs, albinas como aberrações. Na Grécia antiga e principalmente na cidade de Esparta, os recém-nascidos eram avaliados por funcionários do Estado, e se não fossem considerados sadios, o que muitas vezes significava a manifestação de algum tipo de deficiência ou deformidade, eram jogados do alto do monte Taigeto. E há outros povos, que sempre cuidaram de seus deficientes, ou mesmo mudaram a própria concepção com relação aos mesmos ao longo dos anos. Na sociedade hindu os cegos são considerados pessoas de sensibilidade interior mais aguçada.

No final da novela, a atriz fica grávida e passa por médicos que dizem que ela não pode ter filhos. Mais uma vez, mostra uma vivência de várias cadeirantes: muitos médicos não se informam e dão atendimento irregular; muitas mulheres até não são examinadas, o que aumenta o índice de câncer de colo de útero por exemplo.

Desde 1960, foram organizados 11 Jogos Paraolímpicos de Verão e sete Jogos Paraolímpicos de Inverno. A 11ª Paraolimpíada de Verão foi realizada com sucesso em Sydney, Austrália, e a 8ª Paraolimpíada de Inverno foi realizada em março de 2002, na cidade de Lago Salt, EUA. Os jogos Paraolímpicos evoluíram e hoje, depois apenas dos Jogos Olímpicos, é o principal evento esportivo mundial.
O governo brasileiro tem investido para facilitar a aprendizagem e mesmo a mobilidade dos deficientes nas escolas comuns, criando um ambiente mais acessível, com a construção de rampas e instalação de elevadores nos espaços escolares e trazendo para dentro de sala de aula um monitor para cada uma dessas crianças e/ou adolescentes. Mas segundo dados do IBGE, a quantidade pessoas com alguma necessidade especial ultrapassa muito o número de alunos matriculados. São cerca de 18 milhões de deficientes no Brasil atualmente, e apenas pouco mais de 293 mil se encontram matriculados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário